domingo, 23 de março de 2014

Chá de Panela

como organizar

Com o dia do casamento chegando, é hora de pensar no chá de cozinha para a noiva, também conhecido como chá de panela.

Seja o seu próprio casamento, de uma amiga ou de uma parente, o chá de cozinha é o evento mais divertido antes do casamento. Aqui você tem algumas dicas de como organizar um chá de cozinha inesquecível.

Verifique se o caminho está livre. Verifique com a família e amigas da noiva se alguém já planejou um chá de cozinha para ela. Já pensou dois chás com os mesmos convidados? Considere as seguintes possibilidades:
  • Se você é colega de trabalho da noiva e gostaria de organizar um chá no local de trabalho, é menos provável que você interfira nos planos da família e das amigas dela.
  • Se você é a mãe da noiva, sinta-se livre para planejar um chá para a sua filha; no entanto, esteja ciente de que, em algumas partes do mundo, é considerado como etiqueta geral de casamento que a mãe da noiva não planeje o chá. Apesar disso, mais e mais pessoas estão ignorando esta "regra". A escolha fica a seu critério.
Decida sobre uma data. Tradicionalmente, o chá não se realiza até um mês antes do casamento. Mas as pessoas estão cada vez menos inclinadas a seguir esta norma e escolhem uma data que atenda às suas próprias necessidades. Apenas confira antes se o casal teve a oportunidade de informar a todos sobre o casamento primeiro. Você não vai querer constranger ninguém.
Converse com a noiva. É para o caso de você não ter a intenção de pegá-la de surpresa com o chá. Com todo o rebuliço que costuma rolar com esse tipo de evento, é melhor deixar as coisas claras antes. Por exemplo, deve-se evitar convidar gente que não está na lista para a recepção. Além disso, o chá deve estar de acordo com as vontades da noiva. Será que ela quer um chá de cozinha só para mulheres ou pode ter outros casais? Que datas e horários seriam melhores para ela? Que lugar seria ideal para ela?
  • Se você quer que a noiva participe dos preparativos sem se desgastar, ela pode ficar apenas com a tarefa de lhe informar a lista de convidados e a data. A escolha do tema para a festa e outros detalhes podem ficar por sua conta, das damas de honra e dos familiares dela.
  • Escolha um local. Agora vem a melhor parte! Seja uma praia, um restaurante ou hotel de luxo, a localização do evento pode mudar tudo. Se você decidir seguir um tema específico, a sua localização deve refletir isso.
    • Você provavelmente não gostaria de ter as tias idosas da noiva em um bar cheio de fumaça. Às vezes, o chá é realizado na casa de um dos parentes, da madrinha de casamento ou mesmo na casa da noiva. Considere uma área de piquenique, um barco ou um churrasco no quintal. O local da festa deve combinar com a personalidade da noiva e com o seu orçamento.
    • Decida qual será a data do evento. Reza a tradição que o chá de cozinha deve ser feito um mês antes do casamento, mas hoje em dia leva-se mais em conta a conveniência e praticidade. O cuidado mais importante que você deve ter é conferir se os noivos já avisaram todo mundo sobre o casamento. Você não precisa dar nenhum fora!
      • Confira se todo mundo estará disponível na data. Depois de definir qual será o melhor dia para todos, ligue para o salão de festas ou local do evento para fazer as reservas - caso o chá não vá ser realizado na casa de alguém.
      • Faça a lista de convidados. Peça à noiva e à mãe dela que lhe passem os nomes de quem querem convidar. Se já estão planejando outro chá de cozinha, procure não convidar as mesmas pessoas. É ridículo fazer com que o mesmo convidado seja obrigado a comparecer a dois chás e a comprar dois presentes para a mesma ocasião!
        • Outro cuidado a tomar é não convidar gente que não está na lista de convidados para o casamento. Por exemplo, você não pode sair convidando a Paula dos tempos de colegial só porque achou que ela ainda tinha amizade com a noiva. É preciso bom-senso e cuidado para não sair por aí ofendendo as pessoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário